Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Federação Luterana constrói cisternas calçadão no Cunene

Fonte: ANGOP (02/12/2022)

 

Federação Luterana constrói cisternas calçadão no Cunene

José Cachiva

Cinco cisternas calçadão, com uma capacidade cada de 52 mil litros, estão a ser construídas na província do Cunene, no quadro do Projecto de Apoio a Resiliência para Mitigação dos Efeitos da Seca.

O projecto ligado, a Federação Luterana Mundial está a ser erguido nas localidades de Oihole e Olovo (Namacunde), Omutako (Cuanhama), Okumbo (Cahama) e Onepolo (Ombadja). A cisterna calçadão é um tipo de reservatório de água cilíndrico, coberto e semienterrado, que permite a captação e o armazenamento de águas das chuvas a partir de um calçadão de 200 m².

Em declarações quinta-feira à ANGOP, o coordenador de projectos da Federação Luterana Mundial, Benny Fulayi, informou que o projecto vai beneficiar mais de 825 famílias, no sentido de facilitar o acesso à água nas comunidades rurais agro-pastoris com tecnologias adaptáveis a nível local. Disse que o projecto, com o valor global de 30 milhões de kwanzas, visa abastecer água de forma sustentável por via da captação das águas pluviais.

Esclareceu que a água pode ser armazenada, filtrada, tratada e vai ajudar na falta de água nos tempos de escassez e é adaptada às experiências do Brasil e do norte da Namíbia. O coordenador realçou que as cisternas calçadão visam dar suporte aos furos artesianos, que na sua maioria em época seca não captam água suficiente para abastecer as comunidades e o seu gado.

Nesta altura, realçou, esta em curso o processo de aquisição de material, enquanto decorre o processo de escavação, que conta com a participação dos membros das próprias comunidades, que beneficiaram de formação. Ainda na vertente de água, a Federação, através do financiamento da FRESAN, está a implementar desde Setembro último o projecto de abertura de 20 novos furos de água e reabilitação de 10 outros no município do Curoca.

O responsável fez saber que a organização actualmente recebeu um financiamento de 400 mil euros destinado a projectos ligados à água, agricultura, negócio, formação ambiental e resiliência às mudanças climáticas e alfabetização. Fundada em 1947 na Suécia, a Federação Luterana Mundial (FLM,Lutheran World Federation) é uma entidade que une várias igrejas de afiliação luterana a nível de 75 países do mundo.