Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Workshop sobre prevenção e redução do risco de desastres em Luanda de 8 a 14 de Novembro

A Comissão Nacional de Protecção Civil realiza, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – no âmbito do Programa FRESAN (financiado pela União Europeia) – um workshop sobre Actualizações do Plano Estratégico de Prevenção e Redução do Risco de Desastres, bem como Actualizações do Plano Nacional de Preparação, Contingência, Resposta e Recuperação de Calamidades e Desastres, no Hotel Alvalade, em Luanda, de 8 a 14 de Novembro (com início às 10h00).

Este workshop decorre da necessidade de se avaliar o nível de implementação dos planos e da sua operacionalidade face aos cenários de calamidade previstos, capacidades e recursos disponíveis, mecanismos de coordenação estabelecidos e adaptação das boas práticas internacionais, bem como identificar as lacunas, reordenar e actualizar em alinhamento com o Marco de Sendai 2015-2030.

Angola tem registado nos últimos anos uma elevada vulnerabilidade a uma série de desastres naturais, principalmente cheias e inundações, deslizamentos de terra e seca. O impacto causado por estes desastres na vida das populações continua a ter repercussões de difícil e lenta recuperação económica e social, sobretudo devido à ciclicidade da sua ocorrência.

O art.º 2.º do Decreto 205/10 determina actualizações periódicas na base de previsões meteorológicas e outros instrumentos disponíveis de serem utilizados para a revisão dos cenários e dos respectivos planos sectoriais de resposta. Compete ao Serviço de Protecção Civil e Bombeiros a responsabilidade de coordenação geral dos aspectos técnicos do Plano, assim como de conduzir os processos de actualização.

Fazem parte do workshop cerca 50 participantes, 25 Ministérios, 16 Institutos, Universidades, Gabinetes Técnicos, Igrejas, 10 SPCB (Serviço de Protecção Civil e Bombeiros).

Data: 7 de Novembro de 2022