Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Famílias de zonas de risco do Bentiaba reassentadas

Fonte: ANGOP (28/10/2022)

 

Famílias de zonas de risco do Bentiaba reassentadas

Moçâmedes – Duas mil e 400 famílias que vivem em zonas de risco das localidades do “Chapéu Armado” e do Bentiaba, no município de Moçâmedes, província do Namibe, serão reassentadas em locais mais seguros, já a partir do primeiro semestre de 2023.

A garantia foi dada hoje, sexta-feira, pelo administrador municipal de Moçâmedes, Abel do Rosário Capitango, no final da sua jornada de campo efectuada a essa comuna onde residem sete mil habitantes, na sua maioria camponeses e pequenos pescadores.

O administrador garantiu que já está definida a zona de transferência, onde foi feito o loteamento, estando em curso final o trabalho de urbanização e a construção de um centro de saúde com a capacidade de 40 camas.

Abel do Rosário Capitango adiantou que para os moradores da localidade piscatória de “Chapéu Armado”, afecta à comuna do Bentiaba, numa primeira fase está a receber obras de melhorias da via de acesso, seguindo-se o loteamento e a urbanização.

Sendo uma área com grande movimento de camponeses e pescadores, o administrador disse ser necessário o aumento do efectivo da Polícia Nacional, com vista a manter a ordem e a e tranquilidade na comunidades.

Na sua jornada de campo, o administrador visitou a nova estação agro-meteorológica, uma iniciativa de uma Organização não governamental “ FRESAN” no âmbito do protocolo com o estado angolano, um instrumento que vai proporcionar para informações sobre o clima, a época necessário para o cultivo, assim como tempestades minimizando os riscos possíveis.