FRESAN apoia coordenação do sector de nutrição-saúde no Cunene, na Huíla e no Namibe

A primeira ronda de reuniões dos Grupos de Trabalho Provinciais (GPS) de Coordenação do Sector de Nutrição-Saúde no Cunene, na Huíla e no Namibe decorreu de 9 a 11 de Agosto. Esta mesa de diálogo tem o apoio da intervenção FRESAN/Camões, I.P. para organizar, gerir e articular as actividades de nutrição implementadas pelos GPS e pelos parceiros de nutrição nas respectivas províncias.
Destes primeiros encontros bimestrais resultaram ferramentas de bases de dados para apoiar a coordenação, a gestão e a discussão dos Planos Municipais de Desenvolvimento Sanitário – Programa de Nutrição em curso nos municípios abrangidos pelo Programa FRESAN. Um passo decisivo para a execução e a articulação dos planos de acção das intervenções em nutrição aos níveis provincial, municipal e comunal.

Segundo Félix Belarmino Satyohamba, chefe de Departamento Provincial de Saúde Pública do Cunene, “haverá uma matriz online que permitirá agregar informações”, determinantes “na implementação de projectos”. Isto porque saber “quem está a levar a cabo certas acções, quando e onde” promove uma maior eficiência no “trabalho conjunto”.

Esta é uma iniciativa liderada pelos Departamentos Provinciais de Saúde Pública, em particular pelas equipas do Programa de Saúde Infantil e Nutrição a nível provincial e dos 17 municípios abrangidos pelo FRESAN. Conta ainda com a representação e a participação activa dos parceiros de nutrição com intervenção no Sul de Angola.

O Programa FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, financiado pela União Europeia e co-gerido pelo Camões, I.P., apoia e reforça os mecanismos de coordenação no sector de nutrição-saúde dos Gabinetes Provinciais de Saúde (GPS) do Cunene, da Huíla e do Namibe.

Data: 13 de Setembro de 2022