Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Melhoria de vida das populações no centro de encontro de parceiros provinciais FRESAN

O Programa FRESAN promoveu mais um encontro provincial entre gestores, implementadores e parceiros públicos nos grupos técnicos do Cunene, do Namibe e da Huíla, nos dias 23 de Junho, 29 de Junho e 1 de Julho, respectivamente. Foram debatidos os pontos de situação em cada uma das três províncias do Sul de Angola abrangidas pelo Programa e os passos a dar no terceiro trimestre de 2022.

Para a província do Cunene recomenda-se a avaliação da tipologia e do rácio da população beneficiária das infraestruturas hidráulicas a criar no âmbito do FRESAN, em função do volume de água médio anual necessário para garantir o fornecimento de água a uma família para consumo humano, animal e agrícola.
Já na província do Namibe foi reforçada a importância do papel do Instituto de Serviços Veterinários (ISV) e dos tratadores de gado na eficácia da Campanha de Vacinação Bovina; foi ainda recomendada a participação das administrações municipais na identificação das zonas prioritárias para distribuição de feno produzido na Estação Zootécnica da Cacanda.
Na Huíla, o processo de construção da sustentabilidade com o envolvimento das comunidades é tido como prioritário para a vice-governadora da província para o sector Político e Social, Maria João Chipalavela.

Estiveram presentes nos grupos técnicos representantes de parceiros públicos provinciais e municipais, dos gestores do Programa FRESAN, bem como das organizações da sociedade civil subvencionadas no âmbito da intervenção FRESAN/Camões, I.P. Os encontros contaram também com a presença de membros de Escolas de Campo Agrícolas (ECA), que deram a conhecer a diversidade da sua produção e a importância que esta tem tido nas suas vidas.

Os grupos técnicos integram – com o grupo de coordenação e o Comité de Direcção de Programa (CDP) – o modelo de governação do FRESAN. Os próximos encontros terão lugar em Setembro de 2022.

Data: 13 de Julho de 2022