Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

CRESCER conclui ciclo de formação de ADECOS na Mupa

O CRESCER concluiu mais um ciclo de formação de Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), na comuna da Mupa, no Cunene. A acção de 12 dias (30 Maio a 12 de Junho) visou capacitar os participantes com um pacote de reforço formativo em conteúdo de saúde, com foco na gestão de desnutrição. A formação tem impacto directo nas tarefas que também serão avaliadas na intervenção-base ou atendimento padrão do estudo MuCCUA (sigla em inglês para “Mother and Child Interventions for Chronic Undernutrition in Angola: A community cluster and cost-effectiveness trial” – ou “Intervenções com Mães e Filhos para a Subnutrição Crónica em Angola: Um cluster comunitário e um ensaio de custo-eficácia”) para o acompanhamento da saúde comunitária.


A iniciativa contou com o apoio das administrações municipal e comunal, que reuniram esforços junto do FAS – Instituto de Desenvolvimento Local – parceiro do projecto de pesquisa operacional CRESCER, para acolher os participantes, apoiando na hospedagem e na alimentação, junto dos formadores e da equipa do CRESCER. Os formandos receberam material, incluindo o manual de apoio de ADECOS “Formação de Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário”.


Após completarem o segundo módulo de formação, os novos ADECOS são certificados pela Escola Nacional de Formação de Técnicos do Serviço Social (ENFOTSS), sendo que vão poder: cadastrar as famílias da sua comunidade e fazer acompanhamento através do Caderno de Família; realizar sessões de diálogo porta a porta, com enfoque na prevenção de doenças; fazer acompanhamento da gravidez e consulta pré-natal, aleitamento materno e diversificação alimentar; promover higiene e saneamento, disponibilizando informação relevante aos parceiros do projecto. Estas actividades, entre outras, vão ser avaliadas no âmbito da pesquisa operacional.
Estiveram presentes no ato de encerramento o director provincial do FAS Cunene, Eduardo Benvindo; a directora municipal da Saúde do Cuvelai, Joana Moisés; assim como os formadores e pessoal de apoio do CRESCER. Foram distribuídos 49 certificados de participação (com 25 mulheres, entre as quais uma grávida).


O projecto CRESCER é a quarta componente do FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (financiado pela União Europeia). O Programa FRESAN, inserido na parceria bilateral entre a União Europeia e o Governo de Angola, visa reduzir a fome, a pobreza e a vulnerabilidade das comunidades afectadas pela seca no sul do país nas províncias do Cunene, da Huíla e do Namibe. Neste contexto, o CRESCER procura contribuir para gerar provas, disseminar e transferir conhecimento sobre estratégias para reduzir a desnutrição crónica e a mortalidade de menores de cinco anos através de investigação operacional na Huíla e no Cunene.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é FB_21Jun2022_ADECOS-Mupa_1-1-scaled.jpg

Data: 20 de Junho de 2022