O projecto de pesquisa operacional CRESCER (componente IV do Programa FRESAN, financiado pela União Europeia) terminou a 21 de maio o primeiro módulo de formação de Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) na Jamba, Huíla.
Participaram neste primeiro ciclo formativo um total de 56 ADECOS (33 dos quais mulheres), selecionados nas 20 aldeias da Jamba. O primeiro módulo de formação, com a duração de 12 dias, teve como principal objectivo formar novos agentes sobre promoção de saúde, nutrição, agricultura, gestão da água e acção social nas suas comunidades, bem como capacitá-los para colaborarem com os técnicos de saúde no sentido de promoverem estratégias de prevenção da desnutrição crónica junto de mães grávidas com crianças menores de cinco anos.
O acto de encerramento da formação foi dirigido pelo administrador comunal adjunto da Jamba, Evaristo Pedro Mukive, em representação do administrador municipal; e contou com a presença do director municipal da saúde, Zeferino Kativa; da coordenadora do CRESCER pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, Maria de Lourdes Faria; de autoridades tradicionais e de supervisores locais.
O projecto CRESCER é a quarta componente do FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola. Neste contexto, o projecto CRESCER procura contribuir para gerar provas, disseminar e transferir conhecimento sobre estratégias para reduzir a desnutrição crónica e a mortalidade de menores de cinco anos através de investigação operacional na Huíla e no Cunene.
Data: 31 de Maio de 2022