CRESCER termina 1.ª fase de formação de 55 ADECOS na Cahama

O projecto CRESCER (componente IV do Programa FRESAN, financiado pela União Europeia) encerrou a 30 de Abril o primeiro módulo de formação dos 55 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) na comuna-sede da província do Cunene, a Cahama.
A formação de ADECOS decorreu entre os dias 18 a 30 de Abril. Foram seleccionados 55 munícipes, de entre os quais 23 mulheres, nos 18 bairros e aldeias da comuna de Otchinjau. A iniciativa focou-se na formação dos ADECOS sobre como trabalhar de forma articulada com os técnicos de saúde, no sentido de promover a prevenção da desnutrição crónica nas crianças com menos de cinco anos.
Durante os 12 dias de formação os participantes aprenderam também conceitos de saúde, de nutrição, de agricultura, de gestão de água e acção social – conhecimentos que vão ser replicados nas suas microáreas de trabalho.
A cerimónia de encerramento e de entrega dos certificados de participação dos ADECOS contou com a presença do director municipal da Educação, Clemente Sinomahepu Hakwenye; o representante do administrador municipal, Mário Katiti; a directora municipal da Saúde, Sílvia Mbuia da Silva; e a coordenadora do CRESCER pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, Lourdes Faria.
Após a conclusão do segundo módulo formativo, os ADECOS irão receber o seu certificado pela ENFOTSS – Escola Nacional de Formação de Técnicos do Serviço Social, e passam a integrar os quadros da administração municipal enquanto elementos de desenvolvimento comunitário e sanitário, com o apoio do projecto CRESCER.

Data: 6 de Maio de 2022