FRESAN/Camões, I.P. apoia formação de 31 supervisores em AIDI

O FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (financiado pela União Europeia e co-gerido pelo Camões, I.P.) apoiou a formação intensiva de supervisores provinciais e municipais em Atenção Integrada das Doenças da Infância (AIDI) e nutrição. A acção de capacitação, coordenada pelos Gabinetes Provinciais de Saúde (GPS) do Cunene, da Huíla e do Namibe, capacitou 31 supervisores provinciais e municipais do Programa de Saúde Infantil e Nutrição entre 28 de Março e 2 de Abril de 2022. A formação visou contribuir para a melhoria do estado nutricional e dos cuidados de saúde prestados às crianças nas unidades sanitárias dos 17 municípios-alvo do Programa FRESAN.

O FRESAN tem vindo a apoiar acções de reforço das competências de profissionais de saúde para que possam responder de forma eficaz às necessidades relacionadas com a saúde infantil e nutrição das crianças e famílias nas províncias do Cunene, da Huíla e do Namibe. Entre Setembro de 2021 e Fevereiro de 2022 foram capacitados 318 técnicos de saúde. Na sequência desta formação intensiva em AIDI e nutrição, o Programa FRESAN/Camões, I.P., em articulação com os GPS das três províncias, aposta na capacitação de supervisores em doenças da infância e nutrição, de forma a garantir a prestação de cuidados primários de saúde de qualidade. Para tal, a formação interprovincial em AIDI e nutrição dos supervisores do Programa de Saúde Infantil e Nutrição abordou temas como saúde infantil; promoção de práticas alimentares equilibradas, seguras e saudáveis; vigilância alimentar e nutricional, doenças infecciosas; avaliação de sinais de perigo, sinalização e referenciação. Os conteúdos formativos basearam-se em materiais técnicos AIDI nacionais e no pacote formativo em nutrição e alimentação do Programa FRESAN, assim como nas directrizes de referência nesta área de conhecimento e na evidência científica mais recente.

Os supervisores formados vão apoiar a sustentabilidade dos conhecimentos e prática adquiridos através da melhoria e da harmonização das supervisões e formação em serviço, em AIDI e nutrição, que realizam periodicamente aos técnicos de saúde das unidades sanitárias. Prevê-se, assim, que a abordagem integrada traga benefícios para a capacitação e desempenho profissional quer dos supervisores, quer dos técnicos de saúde supervisionados por estes. A actividade enquadra-se no apoio e reforço aos GPS, coordenadores da formação, no âmbito do Programa FRESAN/Camões, I.P., com o apoio técnico da Universidade do Porto.

Data: 22 de Abril de 2022