Ekevelo dinamiza acções em escolas e postos de saúde no Virei

FEC – Fundação Fé e Cooperação, 07-07-2021

O projecto Ekevelo – Esperança na Resiliência: Reforço da Segurança Alimentar e Nutricional das Comunidades no Município do Virei realizou, a 23 e 24 de Junho, acções de sensibilização em educação alimentar e nutricional em duas escolas e em dois postos de saúde nas comunidades de Khande e Munda.

As acções de sensibilização do Ekevelo – projecto integrado no Programa FRESAN implementado no terreno pela FEC – Fundação Fé e Cooperação – foram planeadas e dinamizadas em conjunto com a Equipa Multissectorial de Resiliência e Segurança Alimentar do município do Virei; esta é constituída por vários actores locais, como técnicos e dirigentes da administração municipal, da Protecção Civil e bombeiros, da polícia, do Instituto de Serviços de Veterinária (ISV), da EDA (Estação de Desenvolvimento Agrário), igrejas locais e autoridades tradicionais.

Uma equipa de saúde e de acção social municipal falou com as comunidades sobre a importância de uma alimentação variada e rica em nutrientes, e composta por alimentos que podem ser cultivados pela própria população no local onde vive. Iniciativa que terminou com a confecção de uma refeição com produtos locais e distribuição da mesma.

Para além da nutrição, foram abordados tópicos como a higiene e a prevenção de Covid-19, ou doenças sexualmente transmissíveis e a sua prevenção. Estes temas foram identificados pelas autoridades tradicionais e pela própria Equipa Multissectorial como uma necessidade a ser abordada nas comunidades, tendo ainda sido distribuídos 40 kits de higiene às mulheres.